Este Projeto de pesquisa coordenado pelo CREA (Centro de Investigação em teorias e Práticas de Superação de desigualdades) da Universidade de Barcelona utiliza estratégias para a inclusão e coesão social a partir da educação.
As interações e o diálogo são a chave para a Aprendizagem Dialógica -AD que assenta em 7 princípios:
– Diálogo Igualitário (a linguagem é a ferramenta mais importante que guia o pensamento);
–Inteligência Cultural (inclui todas as habilidades, não só académicas, como também práticas e de comunicação);
– Transformação (Educação transformadora- “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança “provérbio africano);
–Dimensão Instrumental (Aprendizagem ligada às diferentes disciplinas);
–Criação de Sentido (cada interação, cada diálogo, deve manter um sentido);
-Solidariedade (Relações iguais: respeito, confiança e apoio não imposição);
–Igualdade da Diferença (Direito de todas as pessoas viverem de maneira diferente, mas ao mesmo tempo terem as mesmas oportunidades de realização)
Identifica as “Sucessfull Educacional Actions for all” –Ações Educativas de Sucesso (AES) que promovem, para todos, a melhoria dos resultados académicos e a melhoria da convivência, impulsionando a participação das famílias e da comunidade pela melhoria da coesão social.
As AES, assentes em bases científicas enquadradas em teorias internacionais são 6:
– Tertúlias Dialógicas (TD);
– Grupos Interativos (GI);
– Formação Dialógica de Professores (FDP);
– Modelo Dialógico de Prevenção de Conflitos
(MDPC);
– Participação da Comunidade Educativa
(PCE);
– Formação de Familiares (FF)”