Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
Equipa do Serviço de Psicologia e Orientação
O SPO é composto por duas psicólogas (uma a tempo parcial):
Ensino Básico – 1ºciclo | Psicóloga: Sofia Vieira| sofia.vieira@aevialonga.edu.pt
Ensino Básico – 2º, 3ºciclos; Secundário | Psicóloga: Rosário Conceição| rosario.conceicao@aevialonga.edu.pt
Os Serviços de Psicologia e Orientação constituem-se como um recurso da escola que concorre para a melhoria do sucesso educativo, a redução do abandono escolar, a atratividade do ensino profissional e a melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as necessidades do mercado de trabalho.
O Serviço de Psicologia e Orientação é uma unidade especializada de apoio educativo (Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro e Decreto-Lei n.º 190/91, de 19 de Setembro) com autonomia científica e técnica e dever de confidencialidade. Ao exercício das funções de psicólogo escolar aplica-se o código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), 1ª Revisão publicado no Diário da República 2ª série nº 246 / 2 de dia 26 de Dezembro de 2016.
- Apoio Psicológico e Psicopedagógico
Intervenção direta com os alunos e trabalho colaborativo com os professores titular de turma / diretores de turma e professores dos conselhos de turma na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas, particularmente dos alunos acompanhados diretamente pelo SPO.
- Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas de Relações da Comunidade Educativa
Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
- Orientação da carreira
Conjunto de atividades que capacitam os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.
Podem recorrer ao SPO todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente os alunos, os docentes, pais/encarregados de educação e pessoal não docente.
Para aceder aos serviços é necessário uma marcação prévia, pois a capacidade de resposta às solicitações encontra-se condicionada pela compatibilidade e disponibilidade de horários.
A sinalização para o apoio psicopedagógico e psicológico é feita através da EMAEI ou por encaminhamento em formulário próprio, através da Direção.