Clube Programação e Robótica
Clube de Programação e Robótica
Objetivos específicos a atingir
Atividades propostas
Clube de Programação e Robótica
O Clube de Programação e Robótica do AEV teve início no ano letivo 2022/2023 e faz parte do Clube Ciência Viva.
No presente ano letivo, o clube Programação e Robótica é frequentado pelos alunos do 2º Ciclo, mas pretende-se que seja frequentado pelos restantes níveis de ensino nos anos letivos seguintes, de forma gradual.
Objetivos específicos a atingir
O Clube Programação e Robótica tem como objetivos fundamentais:
- Fomentar o gosto pela tecnologia e pela ciência recorrendo à construção e montagem de robôs e cenários;
- Aprender a programar e a resolver problemas;
- Estimular e desenvolver a criatividade;
- Incentivar o trabalho de grupo e a partilha de experiências;
- Fomentar o sucesso escolar;
- Estimular a curiosidade dos alunos pela Programação e pela Robótica;
- Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e a abstração, através da Programação e de desafios do pensamento computacional.
Atividades propostas
Com as atividades a desenvolver, pretende-se envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por blocos, aliada à eletrónica e à robótica.
- Desenvolver diversas atividades utilizando a linguagem de Programação por blocos associada a placas eletrónicas, tais como:
- Placas Micro:Bit;
- Placas Arduíno Uno;
- Programação de robôs, utilizando de diferentes sensores do robô, tais como:
- Sensor de distância de ultrassom;
- Sensor seguidor de linha;
- Sensor de luz.
- Desenvolver desafios do code.org;
- Modelação 3D;
- Programação de Jogos;
- Criar aplicações para androide no Portal MIT App Inventor.